top of page
Buscar

O caminho estreito

  • Foto do escritor: Anderson Cavalcanti
    Anderson Cavalcanti
  • 17 de jan. de 2017
  • 6 min de leitura

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7:13-20

Uma das metáforas mais interessantes que Jesus apresenta aos seus discípulos é a metáfora do caminho. Jesus compara a nossa vida como a de uma caminhada na qual encontramos no meio dela uma bifurcação com duas portas. Nesse ponto, deve-se fazer uma escolha. Jesus ainda afirma que em um dos lados da bifurcação há uma porta estreita e do outro lado há uma porta larga. É importante perceber duas coisas relativas à escolha desse caminho: i) a escolha do caminho definirá onde você chegará ao final da caminhada; ii) escolher a porta estreita não significa "aceitar" Jesus e frequentar uma igreja. É importante estarmos conscientes sobre esses dois pontos. Nesse post, eu gostaria de trazer uma reflexão sobre os dois caminhos.


A escolha do caminho definirá onde você chegará ao final da caminhada


Quanto a esse ponto, o próprio texto do evangelho é muito claro. Caso você escolha o caminho largo, Jesus é claro e enfático que o fim é terrível. Não há muito o que discutir. Se continuarmos a ler o capítulo 7 de Mateus, veremos:


"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

Mateus 7:21-23


Aquele que escolhe o caminho largo, não será reconhecido por Jesus. Você já se imaginou estar diante de Jesus e ouvir dele: "Nunca o conheci". Me causa arrepios só de imaginar uma coisa dessas. A consequência de seguir o caminho largo é ser apartado de Jesus. Estar distante Dele por toda a eternidade. Alguns podem se perguntar: isso é uma forma de condenação? A resposta é sim. No entanto, a condenação não foi dada por Jesus. Pasmem, a condenação foi dada por você mesmo. Você se condenou. Veja o evangelho de João:


"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más."

João 3:17-19


Jesus não condena ninguém. Sua escolha pelo caminho largo que irá te condenar. Vem então a pergunta: o que é o caminho estreito? Como posso saber se estou no caminho estreito? A primeira coisa que devemos ter em mente é que "aceitar" Jesus e frequentar uma igreja não indica que você está no caminho estreito. A seguir tentarei desenhar o que significa estar no caminho estreito.


O caminho estreito


Lobos no meio do caminho


Entender o caminho estreito é muito simples, no entanto muitos não entendem o que ele significa. Uma das razões para que muitos não entendam está no fato de existir uma matilha de lobos que faz você pensar que está no caminho correto, no entanto te conduzem para o caminho errado.


"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." Mateus 7:15


O caminho estreito é o próprio Jesus. O Evangelho que ele nos deixou é a luz para esse caminho. Hoje existem evangelhos para todos os gostos. Evangelhos que visam a prosperidade. Evangelhos que visam disfarçar práticas opostas à vontade de Deus em práticas "corretas", usando muitas vezes a própria bíblia como fonte. Evangelhos de idolatria. Nenhuma desses é o Evangelho de Jesus. O Evangelho genuíno (aqui não quero colocar rótulos de religião) é o Evangelho da Glória de Deus.


"Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo." 2 Coríntios 4: 3


O caminho estreito que devemos seguir é um caminho que glorifica a Deus. Todas as nossas ações devem ser pautadas na vontade de Deus, manifesta por Jesus.


"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." Mateus 7:24-27


Esse caminho é estreito. São pouquíssimos os que optam por ele. Existem igrejas lotadas de pessoas que estão lá por razões que não são as razões de viver do Evangelho da Glória de Deus. Muitos buscam paz. Muitos buscam prosperidade. Muitos buscam cura. Poucos buscam fazer a vontade de Deus. Muitas pessoas ainda não compreenderam que o centro e a razão de todas as coisas é Jesus e não você.


O caminho é difícil


O caminho estreito é difícil. Existem diversos fatores que nos levam a escolher o caminho largo ao invés do estreito. O caminho largo satisfaz sua própria vontade. O caminho estreito satisfaz a vontade de Deus. Nossa carne clama todos os dias pelo caminho largo. O mundo nos apresenta diariamente as opções do caminho largo. O inimigo das nossas almas fica sempre à espreita esperando algum "vacilo" nosso. O caminho estreito implica em crucificar seus desejos. Implica em negar a si mesmo.


"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." Gálatas 5:24


O caminho estreito também implica em servir a Jesus na sua grande obra. Levando o evangelho e cooperando com o Reino de Deus. Implica em ajudar os que necessitam. Podemos inferir do texto que aqueles que optam pela caminho estreito produzem frutos:


"Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons." Mateus 7:16-18


Quem está no caminho largo não produz fruto nenhum. Apesar de serem parecidas as árvores, apenas uma delas dá fruto. Os frutos são manifestações de comportamento que nos fazem ser semelhantes a Cristo. Analise seus frutos.


Não estamos sozinhos


A boa notícia é que não estamos sós. Temos um ajudador. Quando decidimos, de fato, trilhar o caminho estreito, o Espírito Santo passa a fazer morada em nós. Passamos a ser habitação do próprio Deus.


"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14:16,17


O Espírito Santo é a manifestação da presença de Deus todos os dias nas nossas vidas. O Espírito Santo nos convence do pecado e nos orienta. Nos lembra da palavra de Deus. Uma vida com oração e leitura da bíblia aprimora o nosso relacionamento com o Espírito Santo.


Rogo a Deus para que esse reflexão possa te fortalecer e te faça avaliar como está a sua vida. Que a Paz de Jesus esteja com todos vocês. Sigamos no caminho estreito.


Anderson Cavalcanti


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Privacy Policy

Para versão em português role a página Privacy Policy (English Version) VDH Tech built the Whats Sem Salvar app as a Free app. This...

 
 
 

Commenti


Vamos Conversar?

#1 

Concordando ou não, leia sem preconceito!

 

#2

Compartilhe o que gostar!

 

#3

Deixe sua mensagem! Responderei com prazer.

© 2016 por Anderson Cavalcanti. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page