top of page

Que Deus é esse?

  • Foto do escritor: Anderson Cavalcanti
    Anderson Cavalcanti
  • 18 de jan. de 2017
  • 5 min de leitura

"O Senhor é justo em todos os seus caminhos e bondoso em tudo o que faz." Salmos 145:17

Quem nunca ouviu essa frase: "Quem Deus é esse que ..."? Nesses três pontinhos estão contidos questionamentos sobre as qualidades de Deus como seu Amor, sua Bondade e sua Justiça. Mas afinal, tudo o que acontece na vida das pessoas é culpa de Deus? A primeira coisa que devemos ter em mente é que Deus tem o controle de todas as coisas. A segunda coisa que precisamos saber é que coisas aparentemente ruins para nós podem acontecer. Não é pelo fato de ter acontecido algo aparentemente ruim em sua vida que Deus seja mal ou injusto ou não te ame. A bíblia está recheada de exemplos de coisas "ruins" que aconteceram com pessoas que tinham um relacionamento muito firme com Deus. É através desses exemplos que quero demonstrar que isso pode acontecer conosco e, mesmo assim, Ele continua no controle de todas as coisas.



Pessoas más às vezes triunfam


Para ilustrar o fato de que muitas vezes as pessoas más podem triunfar, irei usar a revelação sobre as duas testemunhas que se encontra no livro do Apocalipse.


"E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem. E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado. E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra." Apocalipse 11:3-10

Escolher um texto do Apocalipse para ilustrar algo não é uma tarefa fácil pelo fato de este ser um livro cheio de simbolismos. No entanto, nesse exemplo, vemos claramente a narrativa de duas pessoas (chamadas de testemunhas) enviadas por Deus (Jesus) para profetizar sobre a terra. Deus concede a eles poderes especiais para realizar essa tarefa (poder para fechar o céu, para que não chova etc.). Eles profetizam por um tempo determinado por Deus (mil duzentos e sessenta dias) e, ao final deste tempo, são vencidas e mortas pela besta. Além de serem vencidas e mortas são também achincalhadas pelas pessoas. Seus corpos são expostos para que as pessoas se alegrem pelo fato de eles terem sido vencidos pela besta. Nesse texto, um dos possíveis questionamentos que podemos fazer é: como dois homens enviados por Deus e que estavam cumprindo a Sua vontade podem ser vencidos, mortos e humilhados? Como Ele pode ter permitido isso? O livro do Apocalipse (do grego apokalypsis ou revelação), apesar de relatar diversas revelações aludidas à segunda vinda de Cristo, nos traz muitos ensinamentos atuais e que podem nos servir para os dias de hoje. O que podemos tirar desse texto é: o mal pode triunfar. A besta triunfou sobre os profetas de Deus. Vemos isso todos os dias. Quantas vezes vemos pessoas completamente vazias de Deus trinfando pelo cometimento de maldades sobre pessoas inocentes? A besta pode ser seu chefe, seu colega de trabalho, seu vizinho. Apesar de isso não parecer nenhum pouco justo para nós, mesmo assim Deus sempre está no controle de todas as coisas.


"E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu."

Apocalipse 11:11-13

A continuação do texto, no entanto, nos faz entender que o mal pode até triunfar, mas não será para sempre. Deus manda o espírito de vida para as testemunhas e elas se põe de pé. Se você passar por situações como essa, não pergunte: Que Deus é esse que permite que eu seja vencido por tantas bestas? Ele sabe o que está fazendo e o controle de toda e qualquer situação da sua vida está nas mãos Dele.


Deus nunca te iludiu dizendo que sua vida estaria isenta de sofrimento


Antes de se tornar rei, Davi foi diversas vezes perseguido por Saul. O rei Saul conspirou diversas vezes contra a vida de Davi. Um desses episódios de perseguição nos chama a atenção. Em I Samuel 23, Deus dá uma ordem a Davi. Os Filisteus invadiram uma cidade chamada Queila. Deus então determina que Davi vá até Queila e combata os Filisteus e liberte a cidade. Davi prontamente obedeceu a Deus e fez o que Ele o ordenara. Ao ficar sabendo do ocorrido, Saul imediatamente se preparou para cercar Davi naquela cidade (que era uma cidade rodeada por muros). Davi estava encurralado por Saul. Quando Davi toma conhecimento que Saul queria cercá-lo consultou a Deus:


"E disse Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! Senhor Deus de Israel! Faze-o saber ao teu servo. E disse o Senhor: Descerá. Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o Senhor: Entregarão." 1 Samuel 23:10,11

Davi estava no centro da vontade de Deus. Ele acabara de obedecer fielmente a Ele. Naquele momento, Deus poderia muito bem proteger a cidade para salvaguardar Davi. Deus poderia muito bem fazer com que os cidadãos de Queila, que tinham sido salvos por Davi, não o entregassem. No entanto, Deus não o fez. Pelo contrário. Ele foi sincero com Davi. Disse que Saul iria conseguir entrar na cidade e que os cidadãos iriam entregá-lo. Deus não interveio. No entanto, Davi ouviu a Deus, confiou Nele e conseguiu escapar de Saul.

A Graça de Deus nos ajuda


Nossa conduta, portanto, tem que ser a de confiar. Mesmo quando tudo parece que está acontecendo ao contrário do que você acha que é bom.


"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Paulo nos ensina a renovar nosso entendimento. Com o entendimento renovado, passamos a ser transformados e passaremos a experimentar a vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita. É possível experimentar a vontade de Deus mesmo nos momentos mais adversos. A transformação vem pelo exercício da fé, pela leitura da palavra de Deus e pela oração. Com o exercício da fé, passaremos a ver as situações com outros olhos. Passaremos a não mais murmurar e a confiar mais em Deus. Que a Graça do Senhor Jesus esteja com todos(as).


Anderson Cavalcanti




 
 
 

Comments


Vamos Conversar?

#1 

Concordando ou não, leia sem preconceito!

 

#2

Compartilhe o que gostar!

 

#3

Deixe sua mensagem! Responderei com prazer.

© 2016 por Anderson Cavalcanti. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page