top of page

Reconstruam os muros

  • Foto do escritor: Anderson Cavalcanti
    Anderson Cavalcanti
  • 14 de fev. de 2017
  • 5 min de leitura

"... e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado." Neemias 1:2-6

O livro de Neemias conta a história de Jerusalém durante o reinado do rei Artaxerxes I da Pérsia (cerca de 445 a.c.). Muitos anos antes, os Judeus haviam sido feitos cativos pelos babilônicos, que destruíram os muros da cidade e queimaram as suas portas. Anos depois, com o domínio dos persas sobre os babilônicos, o rei persa autorizou que Zorobabel levasse quase 50.000 judeus de volta para Jerusalém. Zorobabel e os profetas Ageu e Zacarias incentivaram o povo a edificar o templo em Jerusalém. Cerca de 80 anos depois da volta de Zorobabel, Esdras conduziu um grupo menor que retornou a Jerusalém com dois objetivos principais: ajudar no acabamento do templo e ensinar o povo e ser fiel a Deus. Depois da volta de Esdras, Neemias ocupava o cargo de copeiro do Rei. Nesse tempo, ele recebeu a visita do seu irmão que passou a triste notícia que o muro estava em péssimo estado, a cidade estava insegura e o povo estava em estado de miséria. Neemias ficou profundamente angustiado. É através dessa empolgante história que eu gostaria de trazer algumas reflexões.


Reconstruir significa construir novamente algo que já existiu. Algo que foi motivo de alegria. Algo que lhe orgulhava. Toda reconstrução passa pelo primeiro e doloroso passo: ver o objeto de orgulho destruído. De onde tirar forças para reerguer? Por onde começar? O que fazer? Podemos fazer uma analogia da cidade de Jerusalém com nossa vida. É possível que, em determinados momentos, nossa vida tenha sido destruída. Destruída sob muitos pontos de vista: espiritual, profissional, familiar etc. Pela história de Neemias, vamos tentar mostrar como é possível a restauração.


A oração e o jejum


Diante da situação de extrema tristeza, a primeira atitude de Neemias foi de se lamentar.


"E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias;" Neemias 1:4

Humanamente, nossa tendência é de se lamentar. Tendemos a questionar a Deus, sem muitas vezes buscarmos Nele uma resposta que nos esclareça o motivo de estarmos vivendo aquela situação de destruição. Neemias então caiu em si. Percebeu que, antes de tomar qualquer ação, deveria orar e jejuar.


"...e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus." Neemias 1:4

Diante de uma situação de destruição, buscar em Deus a primeira atitude a tomar é uma ação não só importante, mas fundamental para a restauração. Deus se agrada quando reconhecemos que só Nele devemos confiar.


Arregaçando as mangas


Neemias pediu permissão ao rei para ir à Jerusalém e reconstruir a cidade. Deus tocou o coração do rei (Neemias 2:4-5), o qual permitiu que Neemias começasse o processo de restauração da cidade. Sair da inércia e começar tudo de novo é algo difícil. A força para isso muitas vezes só vem do alto. Em muitas situações, somente Deus, através da sua grande misericórdia, nos concede a força necessária para recomeçar. Outro ponto que pode te desencorajar está no fato de que muitas pessoas, ao verem seus primeiros passos no sentido de recomeçar, façam de tudo para te derrubar. Não foi diferente com Neemias. Sambalate, um importante político Samaritano da época, fez esse papel contra Neemias.

"Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio. Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem. O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém." Neemias 2:17-20

Diante de uma situação de reconstrução, ver alguém te zombando e querendo te derrubar não é algo fácil. Mas é sempre importante lembrar que "..O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos...". Diante da dificuldade de se reerguer, não esqueça que Deus te fará prosperar. Basta buscá-lo com um coração contrito. Se houve pecado, busque-o com arrependimento de coração.


Voltando-se à Palavra de Deus


Passada a reconstrução, o processo não está finalizado. É preciso avaliar tudo o que passou. É preciso entender a razão daquela situação. No contexto de Neemias, todo o povo se reuniu para aprender de Deus. O sacerdote Esdras trouxe a Torá e o leu para todo o povo.


"E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei." Neemias 8:2,3

A leitura da palavra de Deus trouxe ao povo um sentimento de reconhecimento da importância da lei de Deus. Uma profunda reflexão, diante da palavra de Deus, nos faz entender o que de ruim passamos, reconhecer nossos erros e nos humilharmos diante Dele, confessando que não somos nada sem Ele. A palavra de Deus nos leva a adorá-Lo.


"E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra." Neemias 8:5,6

Quando sua reconstrução estiver completa, não esqueça de se avaliar à luz das escrituras.


Confissão e pacto de perdão


O capítulo 9 de Neemias mostra que povo se arrependeu profundamente dos seus maus caminhos. Reconheceram que tudo o que tinham passado advinha dos seus próprios pecados. Reconheceram que fugir da vontade de Deus os conduziu a uma situação de desgraça. O mesmo acontece conosco. Muitas das situações que vivemos acontecem por não fazermos a vontade Dele.


"E, no dia vinte e quatro deste mês, ajuntaram-se os filhos de Israel com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si. E a descendência de Israel se apartou de todos os estrangeiros, e puseram-se em pé, e fizeram confissão pelos seus pecados e pelas iniquidades de seus pais. E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus." Neemias 9:1-3

Após a restauração, após a reflexão, devemos confessar nossos pecados diante do Senhor e firmarmos um compromisso de não pecarmos mais. Precisamos firmar um compromisso de não deixarmos mais de dar ouvido aos Seus ensinamentos. Só assim todo processo de restauração terá valido a pena.


Que o Senhor possa te fortalecer como fortaleceu Neemias. Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo.


Anderson Cavalcanti


 
 
 

Comments


Vamos Conversar?

#1 

Concordando ou não, leia sem preconceito!

 

#2

Compartilhe o que gostar!

 

#3

Deixe sua mensagem! Responderei com prazer.

© 2016 por Anderson Cavalcanti. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page