O Espírito Santo
- Anderson Cavalcanti
- 28 de jul. de 2017
- 5 min de leitura

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós."
João 14:16-20
Ficar com Jesus era tudo o que seus discípulos queriam. No evento da transfiguração (Mateus 17), Pedro ficou tão maravilhado com a presença de Jesus que pediu a Ele para armar um barraca e ficar lá (se possível eternamente). Eles não queriam sair da presença do Senhor. No entanto, Jesus sabia da Sua obra redentora. Sabia que a cruz se aproximava e sabia da fragilidade dos seus discípulos. Sozinhos, eles não poderiam fazer muita coisa. Permanecer eternamente com Jesus os auxiliando também não seria útil. Como crescer tendo o Mestre constantemente ao lado? Como exercer a fé? Com certeza isso deixaria os discípulos permanentemente em sua zona de conforto. Era necessário que o Senhor os deixasse não só para completar Sua obra redentora como para que os discípulos colocassem em prática tudo o que foi ensinado por Ele.
Sabendo disso, o Senhor roga ao Pai para enviar outro consolador. O Espírito Santo. O Santo Espírito de Deus foi prometido por Jesus e enviado no dia de pentecostes (Atos 1). Ele é a presença viva de Deus. Nesse post pretendo falar algumas coisas importantes sobre o Espírito Santo e sobre o que Ele significa para nós os que aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador.
1) O Espírito Santo habita em nós
Deus, em sua onipresença, escolheu, como morada do seu Espírito, o nosso corpo. Somos templos vivos. Ele mora dentro de nós. Alguns confundem essa manifestação da habitação como manifestação de possessão. O Espírito Santo não possui ninguém. Ele não toma conta do seu corpo sem sua permissão, fazendo com que você se mexa ou aja sem controle próprio. O Espírito Santo habita em você.
“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?”
1 Coríntios 3.16
Sempre li na bíblia que Deus, em sua santidade, não comunga de forma alguma com o pecado. Como ele poderia habitar em mim, miserável pecador? O Espírito Santo é a prova viva que o seu pecado foi pago! Ele pode habitar no corpo de um pecador! Isso é um símbolo, um selo, uma marca da nova aliança que Deus fez com o homem através de Jesus.
2) O Espírito Santo faz nossa vida se inclinar para a Santidade
A presença do Espírito Santo em nós nos causa mudança de comportamento. Nós que, naturalmente, tínhamos inclinação para a carne, agora passamos a ser guiado por Ele.
"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz." Romanos 8:5,6
Isso não implica na invulnerabilidade ao pecado, mas quer dizer que a balança que pendia para o lado da morte, agora pende para o lado da vida. Temos alguém que habita em nós que nos lembra constantemente dos ensinamentos de Jesus.
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26
Quer uma experiência com Espírito Santo? Tente ouvi-lo. Ele fala ao seu coração. Ele te ensina todos os dias. A cada atitude sua, a cada palavra que você der, a cada pensamento que tiver, Ele estará contigo. Ele falará ao seu coração. Ele te lembrará da palavra de Deus.
3) O Espírito Santo testifica que pertencemos e Jesus
No mesmo texto de João 14, Jesus afirma um pouco antes (versículo 15) que aqueles que o amam, guardam seus mandamentos. Logo em seguida ele fala do Espírito Santo. A presença do Espírito Santo nos ajuda a seguir os mandamentos de Jesus, testificando que pertencemos a Ele.
"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." Romanos 8:9
4) O Espírito Santo intercede por nós e nos ajuda a orar
Nossa humanidade fraca muitas vezes nos impede de orar como convém e de sermos coerentes naquilo que pedimos a Deus. No entanto, a doce presença do Espírito Santo além de nos ajudar, também intercede por nós.
"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Romanos 8:26
Rogue ao Deus que habita em você que te ajude a orar.
5) O Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus
Somos filhos por adoção. Podemos chamar Deus de pai. Aba. Quão precioso é o amor do nosso pai. Podemos chamá-lo de paizinho. Podemos nos derramar diante dele. Como nosso pai, Ele nos deixou como co-herdeiros de Jesus. A herança eterna é a nós garantida pelo testamento que é o Espírito de Deus em nós.
"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." Romanos 8:15-17
6) A evidência da presença do Espírito Santo em nós são os seus frutos
Por erro ou até mesmo ignorância, algumas pessoas associam a evidência do Espírito Santo à determinadas manifestações como o Dom de Línguas. No entanto, a verdadeira evidência está nos frutos do Espírito Santo (Gálatas 5:22 - amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança). Quando você perceber essas características em você, saiba que isso provém da ação do Espírito Santo na sua vida. Ao olhar uma árvores de longe é possível que eu confunda que tipo de árvore é aquela. No entanto, ao observar seus frutos, eu consigo distingui-la da demais. Assim mesmo é a presença do Espírito Santo. Só posso ter a certeza quando vejo os frutos.
Há muitas outras coisas que poderíamos falar ou que poderiam ser ditas. No entanto, para não fugir do propósito de postagens curtas e que tragam alguma mensagem de Deus, deixamos a você leitor a missão de estudar mais sobre o Espírito Santo e seus frutos. Proponho que vás além. Que busques intimidade como Ele. Busque um relacionamento diário e constante. Que o Senhor Jesus abençoe a todos.
Anderson Cavalcanti
Comments